Os Cursos Superiores de Tecnologia mantidos pelo Centro Paula Souza são cursos de graduação devidamente reconhecidos, que têm como objetivo formar profissionais que atendam às reais necessidades do mercado e da sociedade.
O Tecnólogo será um especialista em determinada área, vinculada a tecnologias e produção e gestão de bens e serviços. O Curso tem carga horária de 2.800 horas com 3 anos de duração.
Abaixo, os cursos Tecnológicos oferecidos pela Fatec Capão Bonito semestralmente. Todos os cursos têm duração de seis semestres (3 anos).
“O profissional tecnólogo em Agroindústria é quem gerencia o processo de beneficiamento de produtos de origem animal e vegetal”.
O que é ser Tecnólogo em Agroindústria?
O tecnólogo em agroindústria é o profissional formado em curso superior de tecnologia da agroindústria, na área de beneficiamento de produtos de origem vegetal ou animal. Esse profissional é quem planeja e supervisiona a execução dos processos de produção agroindustrial, realiza controle de qualidade em todas as etapas, e acompanha a obtenção, processamento e comercialização de matérias-primas de diversas origens, insumos e produtos finais. Esse profissional também é responsável por elaborar relatórios de produção, planejar projetos de redução de custo e maximização de lucros, supervisionar e organizar o emprego adequado dos equipamentos e máquinas e participar de grupos de pesquisa, entre outras atividades.
Quais as características desejáveis para ser um tecnólogo em Agroindústria?
Para ser um tecnólogo em agroindústria, é necessário que o profissional se interesse pelo processo de produção agroindustrial, bem como pelas características dos alimentos em si. Para ser um tecnólogo em agroindústria é necessário que o profissional seja formado em um curso superior de tecnologia em agroindústria, conseguindo, assim, o diploma de tecnólogo. O tecnólogo, segundo Decreto 2208 de 17 de abril de 1997 deve ser considerado um profissional de nível superior e tem direito de realizar pós-graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado) e / ou Lato Sensu (especialização). Tal modalidade de curso visa a formação de profissionais especializados em campos específicos do mercado de trabalho, por tal razão seu formato é mais compacto e sua grade curricular mais direcionada, tendo assim, duração média inferior à dos cursos de graduação regulares.
“Aquele que se dedica a silvicultura trata da cultura e o desenvolvimento das florestas”.
O que é ser Tecnólogo em Silvicultura?
Silvicultura é a ciência que se ocupa das atividades ligadas a implantação e regeneração de florestas. Visa desta forma o aproveitamento e manutenção racional das florestas, em função do interesse ecológico, científico, econômico e social. De maneira geral, a Silvicultura se ocupa das atividades ligadas ao cultivo das árvores. Ela tem sido tradicionalmente aplicada como um dos mais importantes instrumentos para a obtenção de matéria-prima destinada ao atendimento de diversas demandas, que vão do pequeno agricultor à grande indústria de base florestal, estando relacionada à cultura madeireira, e tem tornado também importante instrumento a contemplar as práticas de reflorestamento destinadas ao atendimento de diversas demandas ecológicas e ambientais.
Esta ciência se dedica ao estudo dos métodos naturais e artificiais de regenerar e melhorar os povoamentos florestais com vistas a satisfazer as necessidades do mercado e, ao mesmo tempo, aplica esse estudo para a manutenção, o aproveitamento e o uso racional das florestas. Portanto, pode-se entender por silvicultura, o ato de criar e desenvolver povoamentos florestais, satisfazendo as necessidades de mercado.
O sucesso de um projeto de silvicultura depende do planejamento e implantação adequada nas várias fases do processo, as quais compreendem: estudo do clima, determinação da espécie e definição do material genético, produção de mudas, preparo do solo, controle de formigas e outros invasores, tratos culturais, tratos silviculturais e colheita planejada.
A silvicultura brasileira pode ser considerada uma das mais desenvolvidas de todo o planeta, tendo em vista a biodiversidade encontrada, as variações dos fatores climáticos e a boa adaptação de materiais genéticos introduzidos. Entretanto, todas estas vantagens podem também se manifestar como verdadeiras armadilhas, quando o conjunto destes fatores não é devidamente analisado na tomada de decisão. Esta ciência busca ainda na recuperação das florestas através do plantio de espécies nativas, preferencialmente de caráter regional, de forma a ampliar as possibilidades de manutenção dos biomas locais visando a recuperação de recursos hídricos e manutenção de biodiversidade.
“Gestão Empresarial é apresentar os pilares da gestão de uma empresa, trabalhando tanto técnicas consagradas como aquelas emergentes da área de administração de empresas.
Sobre o curso
O curso tem por objetivo formar profissionais capacitados para gerenciar as áreas de marketing, finanças, produção e recursos humanos. Nele, o tecnólogo recebe formação para desenvolver pesquisas de mercado e avaliações setoriais, planejar, implementar e gerenciar estratégias de marketing, sempre com vistas a assegurar a vantagem competitiva empresarial. Além disso, desenvolvem-se habilidades para analisar a viabilidade econômica e financeira de projetos de investimentos em empresas tanto na área de comércio, quanto na indústria e serviços, desenhar processos com vistas a assegurar o escoamento da produção, controles rígidos de custos, eficiência no cumprimento de prazos garantidos por planos e controles de produção, com apoio da tecnologia da informação, e garante a preocupação com a geração e disseminação do conhecimento individual e organizacional que permeiam todas as ações do tecnólogo em Gestão Empresarial.
A graduação de Tecnologia em Gestão Empresarial se diferencia por meio de projetos interdisciplinares, de visitas técnicas e por estimular e assegurar a visão empreendedora para que o tecnólogo tenha capacidade de gerenciar seu próprio negócio, bem como equipes de trabalho.