“O profissional tecnólogo em Agroindústria é quem gerencia o processo de beneficiamento de produtos de origem animal e vegetal”.
O tecnólogo em agroindústria é o profissional formado em curso superior de tecnologia da agroindústria, na área de beneficiamento de produtos de origem vegetal ou animal. Esse profissional é quem planeja e supervisiona a execução dos processos de produção agroindustrial, realiza controle de qualidade em todas as etapas, e acompanha a obtenção, processamento e comercialização de matérias-primas de diversas origens, insumos e produtos finais. Esse profissional também é responsável por elaborar relatórios de produção, planejar projetos de redução de custo e maximização de lucros, supervisionar e organizar o emprego adequado dos equipamentos e máquinas e participar de grupos de pesquisa, entre outras atividades.
Para ser um tecnólogo em agroindústria, é necessário que o profissional se interesse pelo processo de produção agroindustrial, bem como pelas características dos alimentos em si. Para ser um tecnólogo em agroindústria é necessário que o profissional seja formado em um curso superior de tecnologia em agroindústria, conseguindo, assim, o diploma de tecnólogo. O tecnólogo, segundo Decreto 2208 de 17 de abril de 1997 deve ser considerado um profissional de nível superior e tem direito de realizar pós-graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado) e / ou Lato Sensu (especialização). Tal modalidade de curso visa a formação de profissionais especializados em campos específicos do mercado de trabalho, por tal razão seu formato é mais compacto e sua grade curricular mais direcionada, tendo assim, duração média inferior à dos cursos de graduação regulares.